![](https://static.wixstatic.com/media/540204_c2fb86f8a2ad493c9a1ee8c947d906fb~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_640,al_c,q_85,enc_auto/540204_c2fb86f8a2ad493c9a1ee8c947d906fb~mv2.jpg)
As células do folículo piloso têm um alto índice de divisão celular. Seu intenso metabolismo requer um bom suprimento de nutrientes e energia. Uma privação calórica ou deficiência de componentes, como proteínas, minerais, ácidos graxos essenciais e vitaminas, podem levar a anormalidades como alterações de pigmentação dos fios ou perda de cabelo.
A proteína é o principal constituinte das fibras capilares. Portanto, uma redução na captação de proteína pode afetar o crescimento capilar. Diversas vitaminas são essenciais a saúde dos fios, como a vitamina C, B12 (deficiente em dietas vegetarianas), H (biotina, importante também para o fortalecimento das unhas), assim como a vitamina D. O zinco, o ferro, o cobre entre outros elementos conferem resistência, crescimento e evitam quedas capilares decorrentes de suas deficiências.
É sempre importante que em uma primeira consulta com queixa capilar que se faça uma avaliação laboratorial completa com exames de sangue para melhor avaliação desses elementos, e conforme o resultado individual, suplementar o que for necessário. É importante salientar que o excesso de vitaminas pode ser danoso ao organismo (não só para os cabelos), a automedicação com uso de polivitamínicos sem a real necessidade pode, em vez de ajudar, prejudicar quem o faz.
Comments